Para começar e introduzir a temática direitos humanos uma música muito conhecida dos brasileiros.
“Pra não dizer que não falei das flores – Caminhando”
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Pelos campos a fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Inda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam antigas lições
De morrer pela pátria e viver sem razões
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Somos todos iguais, braços dados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos soldados armados ou não
Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Aprendendo e ensinando uma nova lição
Caminhando e cantando e seguindo a canção.
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Geraldo Vandré
(Disco: “Geraldo Vandré /1979 – RGE)
Desde o início do século passado, transformações significativas no meio social e político ocorreram, e principalmente após duas guerras mundiais, as novas tecnologias invadiram todos os locais modificando vários aspectos da vida na Terra.
Após essas duas guerras alguns países começaram a questionar a importância do ser humano e do meio onde ele vive. Assim a ONU, uma organização com vários estados membros e com uma política pacifista, resolveu assim criar uma declaração chamada Declaração Universal dos Direitos Humanos, considerando essenciais as relações amistosas entre as nações, sendo o estado aquele que garante esses direitos. Essa declaração enumera o que consideram os direitos fundamentais do ser humano, para que a sociedade possa promover o progresso social, melhor condições de vida e uma liberdade ampla. Esses 30 artigos têm como ideal comum atingir todos os povos e nações, promovendo o respeito por liberdade e adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, assegurando seu reconhecimento, tanto entre os povos dos estados membros, quanto entre os povos dos territórios sobre sua jurisdição.
A declaração nos diz que todo esse progresso somente é conseguido através do ensino e da educação.
O que percebemos, no entanto, é que o símbolo de ensino e educação, o professor, hoje já não possui o poder político e social que deveria ter, além de receber salários pouco atrativos, juntamente com a falta de respeito de alunos despreparados. Os professores que ainda sobrevivem, perseverando, acabam no papel de pais lutando contra famílias desorientadas. Essa sobrecarga com efeitos negativos, talvez, possa reanimar a luta de um melhor papel, um papel digno perante a sociedade. Assim como preparar o aluno requer do professor um bom domínio de cidadania e direitos humanos.
Bom, o que é então cidadania? O cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado ou no desempenho dos seus deveres para com este. Assim cidadania e diretos humanos estão intimamente ligados.
No Brasil, a temática direitos humanos começou a ser mais aborda a partir das décadas de 50 e 60. A partir de 1964 com o golpe militar, e como muitos que defendiam esses direitos eram comunistas, começa a perseguição aos que defendem esses direitos. Assim começa o preconceito contra os defensores dos direitos humanos.
Somente neste novo século, a massa da população brasileira começa a entender o que significam esses direitos, passando assim a defendê-los invés de atacá-los, praticando a cidadania de uma forma correta.
A questão dos direitos humanos abrange muitas áreas, e a discussão ainda continua em muitas áreas da sociedade em geral. Logicamente locais como escolas e faculdades fomentam esse tipo de discussão e cabe aos professores colocarem em pauta o assunto, fazendo com que os alunos discutam e aprendam a ser humanos e cidadãos.
Texto retirado de:
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- CARVALHO, J.S (org) (2004). Educação, cidadania e direitos humanos. São Paulo: Vozes. Pg 19-65.
Para terminar a tradução de uma música que homenageia o nobel da paz Nelson Mandela
Dia de Mandela
Há 25 anos eles prenderam aquele homem
Agora a liberdade se aproxima a cada dia
Enxugue as lágrimas dos seus olhos entristecidos
Eles dizem que Mandela está livre, então pise lá fora
Oh oh oh oh Dia de Mandela
Oh oh oh oh Mandela está livre
Há 25 anos nesse mesmo dia
Preso entre 4 paredes durante noite e dia
As crianças ainda sabem a história daquele homem
E eu sei o que está acontecendo bem na sua terra
25 anos atrás
Na na na na o Dia de Mandela
Oh oh oh o Mandela está livre
Se as lágrimas estão fluindo, enxugue-as de seu rosto
Eu posso sentir a batida do coração dele movendo bem fundo
Há 25 anos eles levaram embora aquele homem
E agora o mundo desce e diz “Nelson Mandela está livre”
Oh oh oh oh o Mandela está livre
O sol nascente guia Mandela em seu caminho
Faz 25 anos nesse mesmo dia
Desde o dia livre até os dias presos, nós dizemos
Oh oh oh oh o Mandela é livre
Oh oh oh o Mandela é livre
Na na na na o Dia de Mandela
Na na na na o Mandela é livre
25 anos atrás
O que está acontecendo?
E nós sabemos o que está acontecendo
Porque nós sabemos o que está acontecendo
Para saber mais:
http://www.dhnet.org.br/
http://www.direitoshumanos.gov.br/
http://br.youthforhumanrights.org/
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