sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Aula 25/9 - Modelos de Design Thinking

Para começar 2 vídeos de utilização de metodologia do Design Thinking para praticarmos a imersão.



O Human Centered Design Thinking é uma metodologia que traz consigo muitos benefícios, muito utilizada quando precisamos tratar de questões sociais e ao mesmo tempo inovar. É uma forma de pensar e encarar problemas de forma a criar empatia com o entrevistado. É um método não linear e flexível.
O conceito que o Design Thinking busca é criar empatia com a pessoa que será entrevistada, de forma que ele se sinta a vontade para nos dizer quais são os seus reais problemas, quais suas dificuldades e quais soluções poderiam ser implementadas para resolver seu problema.
Por mais que pareça que as soluções dados pelo entrevistado no início pareçam inviáveis devemos prestar atenção, pois pode ser que desta forma se chegue a um novo conceito.
É importantíssimo para o Design Thinking desenvolver a empatia para com as pessoas, assim entendendo seus comportamentos e motivações. Podemos assim criar novos produtos ou serviços que atendam a nova demanda de uma população ainda não observada. Assim distinguimos o que vemos e perdemos o preconceito.
É importante todos do grupo estarem envolvidos, pois não só o diálogo com o entrevistado é importante, mas também o diálogo entre os grupos de trabalho. Assim ajudando todos a perceberem os desafios ao sucesso do projeto.
O design thinking segue uma linha inicial de etapas que podem ser flexionadas a favor do grupo.
Dividindo as partes a fim de explicar.
Entender e Observar
É nessa etapa que coletamos dados sobre os entrevistados. Assim emolduramos o problema. Conhecemos quem está sendo entrevistado.
Após é criado um mapa chamado mapa de empatia, onde questionamos a entrevista feita ao entrevistado, criando no papel um modo de responder nossas perguntas. São como modelos mentais (mindsets) e são feitas perguntas como:
- O que o entrevistado sentiu sobre o assunto?
- O que o usuário pode estar pensando? O que isso lhe diz sobre suas crenças?
- Quais são algumas citações e palavras que definem o que usuário disse?
- Quais ações e comportamentos que notamos?
A partir desse momento as ideias começam a surgir e os chamados “insights” começam a aparecer no projeto.
Definir
Após o problema em questão ser observado são criadas as personas. Personas são personagens ficcionais que criamos para gerar e validar ideias. São criados a partir da síntese dos comportamentos significativos, observados durante a pesquisa de campo e mapas de empatia.
Idealizar
É nesse momento que todo o grupo de interage a fim de analisar todos os dados em uma sala de reuniões. Esse momento estimula a criatividade e colaboração, além de promover a integração de toda a equipe.
Prototipar e Testar
Agora todos do grupo tentam antever os principais problemas do protótipo em questão, e quando todas as ideias convergem é criado então o protótipo. Esse protótipo vai para campo ser testado com o intuito de resolver o problema do grupo entrevistado. Há após essa fase um feedback onde poderá ser feita mudanças no projeto.
Lembramos sempre que por o Design Thinking ser não linear e flexível em qualquer uma dessas etapas podemos avançar ou recuar qualquer uma delas, para que se crie algo inovador.

Texto retirado de:
IDEO TOOLKIT


Agora segue uma música que influência um designer muito conhecido em seu meio.

Magomed Dovjenko

website http://iammago.com/ A música me inspira em qualquer aspecto - ela configura o humor do meu trabalho enquanto projeto escutando música, ela inspira as cores e olook geral do trabalho. Na maior parte do tempo escuto Rap/Hip-hop - como Jay-Z, Kanye West, Cassidy, Young Jeezy, Lil Wayne e outros. Não consigo trabalhar sem escutar música - é muito mais legal quando você escuta aquelas batidas enquanto está criando. 
Retirado do site: http://abduzeedo.com.br/


Para saber mais:
www.behance.net/aureax
www.ideo.com

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