é tão complexo que temos um logo. EACH COMPLEXA !
Vamos começar com uma música um pouco... com licença Morin... COMPLEXA.!
Complexo de Épico
Tom Zé
Todo compositor brasileiro
é um complexado.
Por que então esta mania danada,
esta preocupação
de falar tão sério,
de parecer tão sério
de ser tão sério
de sorrir tão sério
de chorar tão sério
de brincar tão sério
de amar tão sério?
Ai, meu Deus do céu,
vai ser sério assim no inferno!
Por que então esta metáfora-coringa
chamada "válida",
que não lhe sai da boca,
como se algum pesadelo
estivesse ameaçando
os nossos compassos
com cadeiras de roda, roda, roda, roda?
E por que então esta vontade
de parecer herói
ou professor universitário
(aquela tal classe
que, ou passa a aprender com os alunos
- quer dizer, com a rua -
ou não vai sobreviver)?
Porque a cobra
já começou
a comer a si mesma pela cauda,
sendo ao mesmo tempo
a fome e a comida.
A intersecção entre psicologia e educação nos fornece importantes elementos para compreensão da natureza e da vida humana, bem como suas relações com o mundo natural, social e cultural.
Ao entender o funcionamento psicológico do ser humano e suas relações, ajudamos a educação na construção de procedimentos e estratégias educativas eficientes. Como sabemos a educação deve basear-se em valores como democracia, ética e cidadania.
Para entender o ser humano é essencial que saibamos como são construídos os valores. Na primeira definição diz Piaget que valores são como uma troca efetiva que o sujeito realiza com o exterior, objetos e pessoas.
Então valor é aquilo que gostamos, que valorizamos, sendo esses valores morais ou não. Uma manifestação positiva dos sentimentos é essencial para que o valorizado tenha realmente valor para quem o está valorizando. As pessoas também podem projetar sentimentos negativos, mas nesse caso, acaba-se construindo um contravalor. Normalmente contravalores são aquilo que não gostamos.
Algumas pessoas têm valores não morais, como por exemplo, gosta de uma pessoa que é traficante de drogas, e mesmo assim pra ela essa pessoa tem algum valor. Muitas vezes violência é valor para as pessoas.
Levando para o lado da educação, se a criança gosta do ambiente que lhe é passado o conhecimento logo ela verá sentido naquilo que aprende, pois isso lhe terá grande valor.
Blasi acredita que há uma integração de sistemas motivacionais e emocionais de modo a fornecer uma bagagem para a construção da identidade e de autoconceito da pessoa.
Já Damon nos diz que existem valores centrais e valores periféricos. Os valores centrais são aqueles os quais são colocados grandes quantidades de sentimentos. Assim a intensidade da carga afetiva determina o posicionamento central o periférico.
Esses valores centrais e sociais são dinâmicos podendo um valor central tornar-se periférico e vice versa dependendo do que foi vivido interna e externamente.
Araújo demonstra que as emoções e sentimentos que chamamos morais (vergonha, culpa, remorso) são sentidos quando contrariamos nossos valores centrais.
A construção de nosso sistema de valores varia constantemente em função do contexto ao qual se está inserido o sujeito e também em experiências vividas. Cada ser humano constrói um sistema de valores com base nas interações que ele estabelece com o mundo e consigo mesmo. Todos nós seres humanos temos um sistema de valores constituído por valores morais e valores amorais. Se os valores centrais são constituídos de uma natureza ética, existe uma maior probabilidade de que os comportamentos sejam éticos.
A complexidade
De modo a entender essa rede de valores humanos existe uma teoria chamada Teoria da Complexidade, que de acordo com Morin essa complexidade é um fenômeno que possui quantidade gigantesca de interações e interferências em um número gigantesco de unidades, possuindo incertezas, fenômenos aleatórios e indeterminações. Essa teoria cabe ao ser humano, pois são infinitas as relações possíveis de serem construídas entre ele e o mundo.
Por sinal a construção de valores segue a característica dessa complexidade. Em nossas interações cotidianas temos uma enorme rede de fatores que podem construir ou desconstruir determinados valores específicos.
Buscamos assim conhecer o ser humano complexo através do pensamento complexo, bem como da organização da vida. O sistema complexo é um sistema variado, rico, aleatório, organizado e logicamente complexo. Somente com a teoria da complexidade é possível compreender porque é difícil encontrar coerência entre os pensamentos e as ações dos seres humanos, e entender como valores, pensamentos e ações que se contradizem nos conflitos do dia a dia. Esse pensamento complexo contradiz ideias deterministas e simplificadoras, ao romper com essas ideias cartesianas vemos o mundo de outra forma.
Texto retirado de:
ARAÚJO, U. PUIG J. (2007). Educação e valores: Pontos e contrapontos. SP: Summus. p.17-34
"Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios."
Para saber mais:
www.iecomplex.com.br/pensamento_complexo.doc
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