No dia 27/11 tivemos a primeira parte das apresentações de grupo.
Foram 2 grupos que se apresentaram, baseando-se na metodologia do Human Centered Design Thinking.
- UniLZT - Universidade aberta para o lazer e turismo
- SAM - Super acessível mercados
O trabalho intitulado UniLZT trouxe uma proposta dizendo que a sociedade moderna não tinha acesso ao lazer lançando assim duas hipóteses:
- Falta de ações públicas para o lazer.
- Faculdades não abriam as portas para a comunidade utilizar o espaço para o lazer.
Abordaram os artigos II, XXII e XXVII da declaração universal dos direitos humanos.
Seguem os artigos:
Artigo II: “Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”;
Artigo XXII: “Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade”;
Artigo XXVII: “1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios”;
Apresentaram também os 6 conteúdos culturais segundo Dumazedier:
- Artísticos;
- Intelectuais;
- Sociais;
- Manuais;
- Físicos;
- Turismo;
Assim problematizaram a falta de acesso da comunidade ao campus EACH-USP e Ausência de atividades lúdicas voltadas às crianças.
Como objetivos propuseram a criação da Universidade Aberta para o Lazer e Turismo, para que assim o espaço da universidade fosse usado para que fossem desenvolvidas atividades com crianças de 7 a 14 anos. Melhorando a qualidade de vida das crianças, tornando o campus acessível à população e proporcionando atividades lúdicas e educativas para as crianças.
Assim se formava o protótipo final que combinava várias atividades semanais, com voluntários de dentro e fora da universidade tornando assim a universidade um local de todos.
O outro trabalho que foi apresentado foi o SAM – Super acessível mercados
Eles descobriram que era um empecilho para deficientes visuais fazer compras online, especificamente compras em supermercados era impossível. Assim decidiram criar um conceito que facilitasse esse exercício de cidadania.
Basearam-se no artigo VII dos direitos humanos “Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos tem direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação."
Assim que é deficiente visual também tem o direito de ter acesso a informação e de fazer suas compras.
Existem 6,6 milhões de deficientes visuais no Brasil, e mesmo assim sites estão fora das normas para atendê-los. A W3C é um órgão que valida o site para ter uma estrutura organizada para que os leitores de tela possam fazer o trabalho dos olhos para o deficiente visual.
Um grande hipermercado chamado EXTRA teve mais de 24 erros de navegação básica ao ser auditado pelo W3C, o que é um absurdo.
O protótipo era um site totalmente formatado nas normas da W3C que facilitava o acesso a esse tipo de deficiência.
Segue o link dos SLIDES da apresentação: http://prezi.com/6kzdv6jjdakv/ apresentacao-pet-27112012-site- p-deficiente-visual/ ?kw=view-6kzdv6jjdakv&rc=ref-15 331363
Para saber mais:
www.w3c.br
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